Visita à nascente proporciona estudo prático para alunos do 5° ano

Atualizado 05/12/2016 15:59
Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito
Caroline Moreira

Estudantes das séries iniciais da Escola São João Batista conheceram o processo de tratamento e abastecimento de água em Vale do Sol

Na manhã desta sexta-feira, dia 2, alunos do 5º ano da Escola Municipal São João Batista de Formosa, interior do Município tiveram a oportunidade de conhecer e visitar o Laboratório de Controle de Qualidade de Água da Prefeitura Municipal e a Nascente Scheidt localizada em Linha Trombudo. A visita a campo faz parte de um ciclo de ensino sobre as bacias hidrográficas do Município. O controle de qualidade da água é responsável pelas atividades de planejamento da amostragem, coleta de amostras, análise laboratorial, e gestão operacional e estratégica de informações que abrange todo território de Vale do Sol.

Conforme a química responsável, Isabel Cristine de Carvalho, durante a ida ao laboratório, os alunos puderam aprender sobre a bacia hidrográfica a que Vale do Sol pertence, captações e tratamento de água da rede, os equipamentos de análise de água, sua prática e sobre o produto de tratamento da água. Na localidade de Linha Trombudo, além de conhecer um poço artesiano, os estudantes aprenderam sobre como ocorre a retirada da água com bomba, o tratamento e as localidades abastecidas por essa água. Segundo a professora Jenifer de Freitas, o objetivo com a aula prática é proporcionar o contato dos alunos com o que estão trabalhando dentro da sala de aula, e expandir o estudo pedagógico.

Na Nascente Scheidt, os alunos puderam verificar as quatro captações da nascente, como ocorre a captação, a reserva de água nos reservatórios e o funcionamento do filtro automático de água e da bomba dosadora que injeta solução de hipoclorito de sódio – o cloro – na água para desinfetar. Isabel explanou ainda sobre mata ciliar e o comparativo com outros sistemas de abastecimento de água. “Com esse estudo a campo, os alunos puderam aprender todo o processo, desde o ciclo da água na Bacia Hidrográfica até o funcionamento de distribuição de água da rede municipal em Vale do Sol”, salienta a servidora.