Potencialidades de Vale do Sol são destaques na Expoagro

Publicado 22/03/2017 16:40
Atualizado 22/03/2017 16:49
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Educação, Cultura e Desporto

Feira voltada à agricultura familiar termina amanhã, dia 23.

Entre os dias 21 e 23 de março, o município de Rio Pardo está recebendo a maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil, a Expoagro Afubra. Em sua 17ª edição, os visitantes podem conferir os lançamentos e novidades em tecnologias, pesquisas, equipamentos e inovações voltadas ao setor agrícola, principalmente à pequena e média propriedade. Além disso, a Feira conta com os tradicionais setores das lavouras demonstrativas, dinâmica, artesanatos e exposição de máquinas, pavilhão dos animais e agroindústrias concentrados no Parque de Exposições Hainsi Gralow em Rincão Del Rey.

Mais uma vez, Vale do Sol está expondo suas potencialidades no evento. O Município está entre os dez maiores produtores de tabaco do Brasil, conforme o ranking divulgado pelo SindiTabaco neste ano. A Prefeitura Municipal além de estar sempre ao lado do produtor de fumo, também valoriza e incentiva a diversificação rural e agricultura familiar. Na feira, os visitantes podem conferir produtos oferecidos pelos vale-solenses.

No espaço reservado a Prefeitura, uma vitrine de produtos oriundos dos vales-solenses está exposta para evidenciar o investimento do município na infraestrutura de propriedades familiares para a ampliação de culturas, garantindo assim, a diversificação rural e sustentável das famílias. Além disso, o estande conta com artesanatos e a reprodução de um vídeo institucional destacando a importância da diversificação rural.

Três das agroindústrias familiares do Município também estão presentes na feira: a Agroindústria familiar Delícia Serrana com venda de conservas, geléias e compotas, a Agroindústria de ovos e conservas Kirsch e Sabores do Vale com conservas, geleias, compotas e chimias. Os produtos estão expostos no espaço voltado à agricultura familiar, destacando as iniciativas de novas alternativas de renda e sustentabilidade. Neste espaço, Vale do Sol também conta com exposição de artesanatos das artesãs do Vale Juliana Durante e Leatriz Berle e, miniaturas de máquinas agrícolas confeccionadas por Leonir Quoos.

Além disso, há participação de indústrias locais que fomentam e alavancam o desenvolvimento econômico do município como a empresa Konrath Implementos Agrícolas e Nilson Flesch & Cia. Ltda., ferraria, marcenaria e fábrica de secadores de grãos. Outro destaque deve-se a participação e integração da Emater/RS-Ascar de Vale do Sol.

O prefeito municipal, Maiquel Silva parabeniza aos expositores que estão representando Vale do Sol na feira. Ele ressalta que o Executivo tem metas e projetos para a criação de novas agroindústrias, sempre visando o mercado consumidor para ter como base o alcance de produtividade. “Inclusive temos objetivos ousados de trazer ao nosso município novas empresas, das quais já mostraram interesse de se instalar, dependendo da quantidade de produtores e quantidade de produção”, contou Silva.

Com todos estes destaques e potenciais, o município divulga trabalhos e projetos de diversificação rural e atividades que plantam e semeiam desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida.

Expositores de Vale do Sol

Agroindústria Delícia Serrana: Os proprietários Vera e Silvio Sehn estão expondo e comercializando conservas em gerais, geleias e compotas de diversos sabores. O estande está localizado no espaço reservado às agroindústrias familiares. Vera comenta que as vendas estão boas. “Está superando as nossas expectativas”, salienta. A agroindústria, que completa neste ano três anos, está situada em Alto Castelhano, região serrana do Município.

Artesãs do Vale: Juliana Durante e Leatriz Berle estão expondo e comercializando diversos artesanatos no espaço das agroindústrias. Capa de fogão e toalha de banho e rosto são os itens que mais vendem, conforme Leatriz. Elas comentam que além das vendas estarem muito boas, a feira proporciona novas amizades. “Aqui temos a oportunidade de divulgar nosso trabalho e ainda conhecer muitas pessoas legais”, relata Juliana.

Agroindústria de ovos e conservas Kirsch: Também situada no espaço das agroindústrias, os proprietários Paulo e Joana Kirsch estão vendendo e divulgando as conservas de ovos de codorna. Para eles, as vendas ultrapassaram as expectativas. “Só no primeiro dia já vendemos mais que nos três dias do ano passado”, disse empolgado o produtor. A agroindústria é de Faxinal de Dentro, na RSC-287.

Miniaturas de máquinas agrícolas: O estande de Leonir Quoos localizado no pavilhão das agroindústrias chama a atenção de crianças e adultos com a criatividade e detalhes das miniaturas de máquinas agrícolas. Além disso, ele também confecciona caminhões, aviões, caixas de lenha e portas cuias e térmicas. Ele, que reside em Faxinal de Dentro e planta arroz, conta que as miniaturas são uma paixão antiga e faz tudo por lazer. “Levo em média um mês para deixar pronta uma miniatura de colheitadeira, por exemplo. Olho o modelo pela internet e confecciono”, conta.

Associação de Produtores e Agroindústria Sabores do Vale: Diversas conservas, geléias, chimias e compotas estão sendo comercializadas no estande Sabores do Vale, também localizado no pavilhão das agroindústrias. A associação, que fica situado na Avenida 15 de Setembro - Centro, conta com 24 produtores presidida por Loivo Bencke.