Projeto incentiva atividades físicas na Terceira Idade

Publicado 19/04/2017 13:17
Educação, Cultura e Desporto,Secretaria Municipal de Saúde

Proporcionar momentos de integração, melhora significativa da qualidade de vida, da autoestima e da autoconfiança das pessoas da terceira idade. Com esse intuito, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está realizando atividades físicas com um grupo de pessoas da terceira idade. Os encontros, coordenados pela educadora física Jéssica Luedtke, acontecem todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 8h, na academia ao ar livre da Pracinha Municipal do Centro. Em caso de chuva as atividades são realizadas na cabana da praça ou no pavilhão da Igreja Católica São José.

Segundo Jéssica, com o passar dos anos as pessoas vão ficando mais debilitadas, ocorrendo a diminuição do equilíbrio e da coordenação, com isso torna-se essencial a prática de exercícios para a melhora de tais aspectos. A educadora física destaca que os exercícios proporcionam muitos benefícios. “Auxilia na melhora do equilíbrio, da função pulmonar, cardiovascular, aumento da massa muscular e melhor controle da pressão arterial e da glicemia, ocasionando assim uma menor dependência para a realização das atividades diárias”, aponta. Para a eficácia desses benefícios são realizadas atividades de integração, circuitos, exercícios físicos, aeróbicos, entre outros.

Muito ativa e participativa, a moradora do Centro, Sonia Becker de 72 anos, diz que adora as atividades desenvolvidas. “Estou gostando muito desse projeto por já gostar de praticar exercícios físicos e por ser muito importante a realização dessas ações no Município”, comentou. Ela conta que, além de participar do grupo, faz outras atividades, como caminhada e hidroginástica. “Pratico exercícios e cuido da minha alimentação, isso reflete muito na minha qualidade de vida. Tenho disposição para fazer qualquer atividade. Me sinto muito bem”, salientou.

Para quem tem acima de 30 anos e possui interesse de participar dos encontros, o grupo está sempre aberto para novos integrantes. Mais informações através do fone (51) 3750 1122.