51.3750.1122

Encontro com produtores aborda indicadores de gestão e desempenho


Publicado 24/04/2017 16:55
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

O Programa Indicadores de Gestão e Desempenho em Propriedades Rurais – Foco em Agroindústrias tem como finalidade desenvolver a competência dos participantes para estruturar um sistema de gestão baseado em indicadores de gestão e desempenho.


Durante a semana passada foi realizado, com produtores de Vale o Sol, o terceiro encontro do Curso de Indicadores do Sebrae/RS. Na ocasião foi abordado sobre os objetivos estratégicos e indicadores de gestão e desempenho. Nos dois outros encontros foi debatido sobre as principais ferramentas de controle e gestão na empresa rural e como avaliar a gestão na empresa rural.

Segundo a consultora do Sebrae, Leticia Borges o Programa Indicadores de Gestão e Desempenho em Propriedades Rurais – Foco em Agroindústrias tem como finalidade desenvolver a competência dos participantes para estruturar um sistema de gestão baseado em indicadores de gestão e desempenho. “O Programa está organizado de forma que o participante, inicialmente tenha acesso às principais ferramentas gerenciais e de controle, entenda o processo de criação de indicadores, e obtenha uma visão geral dos indicadores de desempenho como um sistema de gestão”, explica Leticia. Um dos objetivos é desenvolver a consciência dos participantes quanto à necessidade de se estruturar um sistema de gestão baseado em indicadores de desempenho, e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa rural. “Além, de possibilitar que os participantes desenvolvam soluções, implementem-nas em suas empresas, analisem criticamente os resultados e melhorem sempre”, destaca.

As principais competências do programa é capacitar e apoiar os produtores rurais para implantação de um sistema de gestão baseado em indicadores de desempenho. Os Participantes deverão desenvolver as seguintes competências: conhecer e compreender as ferramentas de controle e monitoramento de desempenho das atividades em sua propriedade; predispor-se a registrar e analisar as informações gerenciais de sua propriedade e implantar o sistema de gestão de sua propriedade baseado em indicadores de desempenho.

O programa terá continuidade através de: consultorias de acompanhamento, que serão realizadas nas propriedades individualmente; oficina de análise crítica de 3 horas e oficina de análise de resultados de 3 horas. De acordo com a consultora, o resultado esperado é a utilização dos indicadores de desempenho como ferramentas de rotina de gestão das propriedades e agroindústrias.