51.3750.1122

Fisioterapeuta do NASF realiza atividades sobre desenvolvimento motor


Publicado 11/08/2017 14:30
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

Na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, a fisioterapeuta vai realizar uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, onde serão abordadas questões cotidianas de atraso motor, manuseio com acamados, entre outros assuntos.


O principal trabalho da Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol é dar suporte as equipes dos postos de saúde e a toda comunidade. A fisioterapeuta do núcleo, Carolina da Silveira dos Santos, está realizando avaliações/orientações sobre o desenvolvimento motor de crianças de um mês à dois anos de idade, juntamente com a puericultura realizada nos postos.

Na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, a fisioterapeuta vai realizar uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, onde serão abordadas questões cotidianas. “A intenção é auxiliá-los na observação de atraso motor em crianças, manuseio com acamados, percepção de sintomas de doenças cardíacas e respiratórias e consciência corporal”, salientou Carolina.

Segundo a fisioterapeuta, o desenvolvimento motor é considerado um processo sequencial e contínuo relacionado à idade cronológica, onde o ser humano adquire uma grande quantidade de movimentos simples e desorganizados. “De acordo com suas experiências motoras e amadurecimento, a criança dará origem as diversas habilidades motoras organizadas e complexas que cada indivíduo obtêm, como por exemplo, o sentar, o engatinhar e o caminhar”, exemplificou.

Além disso, a profissional também realiza atendimentos fisioterapêuticos a domicílio aos idosos e pacientes que encontram alguma dificuldade de locomoção até os postos ou outros atendimentos. As visitas domiciliares são realizadas todas as quartas-feiras, e além do atendimento, ela também passa algumas orientações básicas aos pacientes e familiares para melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

A profissional está à disposição da comunidade na Secretaria de Saúde nas terças-feiras e quartas-feiras das 7h45min às 11h45min e das 12h30min às 16h30min e nas quintas-feiras das 12h30min às 16h30min.