Instalação de contêineres auxilia na coleta de lixo em Vale do Sol

Publicado 10/01/2018 10:01
Atualizado 12/01/2018 14:49
Gabinete do Prefeito,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde

A empresa vencedora do processo licitatório, Cone Sul Soluções Ambientais, realiza o serviço de coleta, transporte e destinação final do lixo.

Em Vale do Sol a limpeza pública é uma das prioridades da Prefeitura Municipal. Para tanto, o município conta diariamente com equipes trabalhando intensamente na coleta do lixo domiciliar. E recentemente, o município contratou, por meio de processo licitatório, mais um importante equipamento para auxiliar na limpeza pública: os contêineres. A empresa vencedora, Cone Sul Soluções Ambientais, realiza o serviço de coleta, transporte e destinação final do lixo.

A equipe de trabalho continuará utilizando um caminhão e dois garis, entretanto, passará a ser utilizada a coleta automatizada com contêineres. O prefeito municipal, Maiquel Silva, esclarece que a coleta tradicional permanece da mesma forma, sendo que os contêineres são mais um serviço ofertado a população. “Quem colocar o lixo em frente à residência será atendido normalmente, pelo sistema de caminhão com gari. O contêiner é mais uma opção que a população tem a sua disposição e pode ser utilizado em qualquer horário do dia, sendo aberto mediante um pedal que aciona a tampa, sem necessidade de fazer a abertura de forma manual”, explica o prefeito.

A coleta do lixo seco que está no contêiner será feita de forma automatizada, com um caminhão adaptado para realizar o recolhimento. É proibido colocar lixo orgânico no contêiner. Será feita uma lavagem periódica no contêiner para evitar o mau cheiro. Existem 13 contêineres que estão distribuídos pelo perímetro urbano, dois localizados na Prainha do Vale durante o período de veraneio e estão em fase de testes, sendo que poderão ocorrer pequenas mudanças no ponto de coleta com esses equipamentos, caso seja necessário.