Produtores de leite são beneficiados com projeto para construção de esterqueiras

Publicado 19/06/2018 16:50
Atualizado 19/06/2018 18:57
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Cinco famílias de produtores de leite de Vale do Sol serão beneficiadas com projetos para construção de esterqueiras. Em cada propriedade serão construídas duas esterqueiras com capacidade de 75.000 ou 100.000 litros de esterco líquido cada, conforme o número de vacas em lactação. Em parceria com a Prefeitura Municipal, será agilizada a escavação das obras que receberão as geomembranas para impermeabilização. Além disso, os produtores receberão a tela para cercar as esterqueiras, evitando acidentes.

Cinco famílias de produtores de leite de Vale do Sol serão beneficiadas com projetos para construção de esterqueiras. O projeto será implantado através de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), que foi solicitado pela Emater.

Em cada propriedade serão construídas duas esterqueiras com capacidade de 75.000 ou 100.000 litros de esterco líquido cada, conforme o número de vacas em lactação. Em parceria com a Prefeitura Municipal, será agilizada a escavação das obras que receberão as geomembranas para impermeabilização. Além disso, os produtores receberão a tela para cercar as esterqueiras, evitando acidentes. A assinatura dos contratos das cinco famílias beneficiadas ocorreu na segunda-feira, dia 18, na Prefeitura. Na ocasião, o prefeito Maiquel Silva afirmou que será dado prioridade nesses serviços para ser concluído o quanto antes, já que os produtores têm um prazo para apresentar as esterqueiras prontas. O secretário Municipal de Agricultura, Lenio Trevisan, complementou que este projeto é muito importante. “É uma necessidade dos produtores de leite para se adequarem a legislação ambiental, dando um destino correto aos dejetos dos bovinos leiteiros”, destacou.

Através de reuniões do Grupo do Leite, os produtores beneficiados já haviam manifestado o interesse no aproveitamento de esterco das vacas para adubação das pastagens, melhorando a fertilidade do solo e reduzindo custos, por isso foram escolhidos e aprovados em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O total de recursos investidos será de R$ 25.000,00, sendo em torno de R$ 5.000,00 para cada produtor que ao pagar as parcelas em dia, receberão rebate de 80% do valor. É um projeto inédito para o BADESUL, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, sendo Vale do Sol o primeiro município a receber investimentos para este fim.

Produtores beneficiados - Flávio e Glória Becker, de Fontes do Vale; Inês e Gilsom Alves, de Faxinal de Dentro; Rosmar Kretzmann, de Alto Quilombo; Valdomiro e Solange Carvalho, de Faxinal de Dentro e Valdomiro e Luci Gehrke, de Linha São José.