51.3750.1122

NASF realiza campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio


Publicado 11/09/2018 08:53
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha “Setembro Amarelo: conscientização sobre saúde emocional e prevenção de riscos”. O intuito é alertar a comunidade sobre a importância de debater o assunto. Na manhã do dia 6 de setembro aconteceu a blitz de prevenção ao suicídio em frente à Prefeitura Municipal. A equipe do NASF distribuiu folders informativos e conversou com a comunidade. Nos próximos dias terão rodas de conversas sobre o suicídio no interior. Na sexta-feira, dia 14, às 9h, ocorre no pavilhão da Comunidade Divino Espírito Santo, em Faxinal de Dentro. E no dia 27, também às 9h, o encontro será em Alto Trombudo, no ESF Anita Garibaldi. A equipe do NASF informa que toda a comunidade está convidada a participar da programação.

Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. A Secretaria Municipal de Saúde informa que existe o Centro de Valorização da Vida (CVV). A população pode ligar gratuitamente para o número 188, onde atendem para conversa diariamente/24h.  

Seminário - No dia 5 de setembro, a equipe do NASF de Vale do Sol participou do IV Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, realizado em Porto Alegre. O evento reuniu diversos órgãos do Governo e da sociedade civil, além de especialistas no tema. O objetivo do evento foi de difundir conhecimento a respeito do suicídio e da automutilação, de forma que contribua para o fortalecimento de ações e articulações de prevenção universal. Foi uma ação do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Rio Grande do Sul e do Programa de Assessoramento e Defesa e Garantia da Assistência Social da União Brasileira de Educação e Assistência da PUCRS (UBEA). O seminário integra a programação do Setembro Amarelo, que é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa campanha visa a conscientização da população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e busca orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.