Integração, reflexão e aprendizado marcam Jornada Pedagógica

Publicado 18/02/2019 20:04
Atualizado 19/02/2019 07:22
Educação, Cultura e Desporto

Partilhar ideias, fortalecer o processo de aprendizagem e garantir uma educação de qualidade aos alunos. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Vale do Sol realizou, no dia 18 de fevereiro, a Jornada Pedagógica com os professores e servidores da rede municipal e estadual do Município. O encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 150 profissionais.

Para motivar e fortalecer o trabalho dos docentes e funcionários, o professor Gilson de Almeida Pereira abordou sobre neurociência e educação. Com exemplos, questionamentos, dinâmicas e integração, o palestrante trouxe a abordagem “Organização didática para uma aprendizagem efetiva – como atrair seu aluno?”. Pereira é graduado em Pedagogia, especializado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre em Educação e doutor em Ciências da Educação.

Amar e educar. Com essas duas palavras a professora e futura diretora da EMEI Primeiros Passos, Rosvida Ernst, definiu o dia de aprendizado. “O palestrante trouxe exemplos simples de como desenvolver as atividades para prender a atenção dos alunos. E eu acredito que o ambiente escolar é um lugar propício para a apredizagem, para as relações humanas e para formação de cidadãos conscientes e afetuosos", comentou. Ela complementou que, é preciso educar os alunos com amor, carinho, cuidado e prestar muita atenção nas atitudes diárias. "É muito importante ter o respeito mútuo e o afeto, para que se estabeleçam os limites e o respeito", enfatizou.

O Prefeito, Maiquel Silva acompanhou a atividade e destacou a importância de proporcionar momentos como esses, que visam melhorias do processo educativo, qualificando e capacitando os profissionais da área da educação. A Secretária da SMECD, Beloni Maria Gabe reiterou sobre a valorização dos profissionais que educam, ensinam e cuidam diariamente dos alunos. “Foi um dia gratificante e de muitos aprendizados, que nos fez refletir o papel dos professores e, da importância do educador e servidores em contribuir com a formação de jovens e crianças”, salientou. A Secretária também desejou um ótimo ano letivo, com muitas conquistas e avanços na educação. As aulas na Rede Municipal e Estadual de Ensino iniciam nesta quarta-feira, dia 20, com recepção e início das atividades integradas ao currículo escolar.