51.3750.1122

Departamento de Assistência Social realiza Curso de Costura


Publicado 18/03/2019 16:46
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

Entre tecidos e linhas dez participantes encerraram no dia 15 de março, o Curso de Introdução à Costura e Transformação de Peças do Vestuário em Vale do Sol. O curso, que iniciou no dia 12 de março, teve duração de 32 horas e foi ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Eleni Bertolo. Ela ensinou às alunas procedimentos básicos de costura, reformas gerais e transformação de peças de roupas em bolsas, aventais, lixeira para carro e porta grampos. 

Eleni destacou a importância do aprendizado para as participantes. “O curso tem como norte o aproveitamento das peças de vestuário, tanto para quem nunca costurou aprender a trocar zipper, fazer barra de calça, quanto para quem já sabe costurar aprender a customizar o que tem em casa e posteriormente vender”, enfatizou. Uma das alunas foi a agricultora de Pinhal Trombudo, Julita Luedtke da Silva. Ela comentou que o curso foi muito bom e proveitoso. “Aprendemos muitas coisas. Sempre que posso realizo cursos nessa área. Já tenho até uma salinha em casa para costurar e fazer artesanato. É uma terapia”, relatou.  

O Curso de Introdução à Costura e Transformação de Peças foi uma parceria entre o Departamento de Assistência Social de Vale do Sol, o SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).