Dia D da vacinação contra a gripe ocorre neste sábado

Publicado 03/05/2019 09:18
Atualizado 03/05/2019 09:19

Para atingir a meta de imunização, que é de 90% de todo o público alvo, Vale do Sol vai realizar neste sábado, dia 4, o Dia D da Mobilização Nacional contra o vírus da gripe A (Influenza).Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nas ESFs Raios de Sol e Verdes Vales (Centro) e Faxinal de Dentro, o atendimento será realizado das 8h às 16h. Na ESF Anita, de Alto Trombudo, a vacinação acontece das 8h30min às 15h30min. No Posto de Boa Esperança o horário será das 9h às 15h.

A fim de prevenir a população, recebem a vacina crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, idosos a partir dos 60 anos de idade, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A moradora de Rio Pardense, Silvani Rademann, de 72 anos, já se imunizou e diz ser muito importante se vacinar. “Eu faço a vacina todo ano, pois assim a gripe não vem forte. Temos que ter consciência que a prevenção é muito importante”, destaca.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. O Secretário Municipal de Saúde de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, salienta que a principal forma de prevenção é a vacinação. “Aproveite esse sábado para se imunizar”, enfatiza. A campanha, que iniciou no dia 10 de abril, encerra no dia 31 de maio.