Agroindústria de Embutidos Klein é inaugurada

Publicado 16/12/2019 00:00
Atualizado 10/01/2020 13:18
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Com a presença de lideranças do município e moradores, foi inaugurada a Agroindústria de Embutidos Klein, na localidade de Alto Formosa (RSC-153), em Vale do Sol. O empreendimento dos agricultores Siguifredo e Iria Klein e dos filhos Fernando e Daniela possui alvará do Sistema Municipal de Inspeção (SIM) e está apto a produzir e comercializar produtos como salame, linguiça, salsichão, morcela, torresmo, banha, entre outros. O ato de inauguração aconteceu no dia 13 de dezembro.

A partir da liberação da Inspeção do SIM, o próximo passo é encaminhar a inclusão do empreendimento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da Seapdr, para receberem o selo Sabor Gaúcho.

No município de Vale do Sol há 14 agroindústrias familiares. Os empreendimentos comercializam conservas doces e salgadas, mandioca descascada, panifícios, pescado, ovos de galinha e de codorna, embutidos e suco integral, entre outros. A implantação dessas agroindústrias proporciona para as famílias mais uma atividade geradora de renda, melhora a qualidade de vida e contribui para a sucessão rural, como no caso da agroindustria Klein, onde os filhos estão inseridos na atividade, e para o município, na diversificação das atividades no meio rural.

Participaram da inauguração o vice-prefeito Normélio Reckers, o secretário Municipal da Agricultura, Alessandro Kappel, o veterinário do SIM, Fabiano Noal, o Secretário de Obras, Cesar Ebert, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gerson Morsch, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Dagoberto Antunes, André Macke Franck e Dalva Hass, o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antônio Santos, além de familiares e comunidade.