Estiagem deixa Vale do Sol em alerta

Publicado 11/03/2020 15:59
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito

Onde antes corria água, hoje se vê apenas cascalho. O cenário atípico na Prainha do Vale, onde passa o Rio Pardo, é fruto da estiagem que atinge a região desde meados de dezembro. A situação provoca prejuízos não somente na agricultura, mas no abastecimento de água, tanto para o consumo humano quanto animal. Em razão disso, Vale do Sol está em alerta.

Segundo o Prefeito, Maiquel Silva, o racionamento de água será realizado em Rio Pardense a partir do dia 16 de março, das 21h às 8h, dependendo da necessidade, para que não agrave o abastecimento nas localidades de Linha Emília, Pinhal Trombudo, Faxinal de Dentro e Campos do Vale.

O chefe do Executivo destaca a importância de conscientizar os munícipes que ainda não possuem caixa de água, para que adquiram. “É importante a comunidade ter essa consciência, pois a falta da caixa de água pode até acarretar notificação, conforme a legislação”, ressalta.

Desde janeiro deste ano, a Administração Municipal vem trabalhando para amenizar a situação da falta de água (confira no quadro o relatório apresentado pelo Executivo). “A nossa preocupação é de que aumentou consideravelmente os custos com manutenção, combustível e horas pagas aos servidores envolvidos nessas atividades. Mas, a Administração Municipal, juntamente com as equipes de trabalho, não está medindo esforços no dia a dia para, ao menos, amenizar a situação que se agrava a cada dia que não chove”, salienta Silva.

Antecipando um possível cenário de estiagem mais severa, o Prefeito orienta que a população se conscientize e busque economizar água, por meio de ações simples que podem fazer uma grande diferença. “Temos que ser conscientes, pensar nos outros e evitar o desperdício. É com atitudes simples que podemos prevenir que a situação piore”, conclui.

Relatório de serviços realizados desde janeiro de 2020:

- Instalação de três reservatórios e 700 metros de canalização na Linha 24 de Fevereiro;

- Mais de 400 consertos e vazamentos;

- Em torno de 2 milhões e 200 mil litros de água levados para reservatórios, caixas de água e cacimbas;

- Mais de 600 serviços de abertura e limpeza de aguadas em propriedades rurais;

- Mais de 600 hidrômetros vistoriados;

- Finalização do caminho que dá acesso a nova rede de água do Rio Pardense. A partir de agora, será trabalhado na captação da fonte de água natural. Estimativa de 200 mil litros/dia;

- Mais de 15 mil litros/dia estão sendo levados para consumo em Boa Esperança, Alto Trombudo e Linha Fischer.