Campanha de Vacinação contra Influenza inicia na segunda-feira

Publicado 20/03/2020 14:08

A Prefeitura de Vale do Sol, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23 de março, se estendendo até 22 de maio. O Dia D de Vacinação vai ocorrer no dia 9 de maio. No município, a população alvo totaliza 4.180.

A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) será feita em três etapas. Idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos a serem vacinados. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As ESFs de Fxainal de Dentro, Raios de Sol, Verdes Vales e Anita de Alto Trombudo estarão vacinando todos os dias (os grupos prioritários conforme cronograma), mediante disponibilização das doses. Nos dias 24 e 25 de março a equipe da ESF Anita estará em Boa Esperança e Fontoura Gonçalves respectivamente para vacinar os idosos e dar orientações. Salienta-se a importância da população evitar as aglomerações nas ESFs e deixarem este primeiro momento para a imunização dos idosos, que são o grupo de maior risco.

Para vacinar-se é necessário apresentar o Cartão SUS e, quem tiver, a Caderneta de Vacinação. Pacientes com doenças crônicas necessitam ter a prescrição médica com a indicação da vacina.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo essa vacina não prevenindo contra a doença. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.