Vale do Sol inicia projeto para recuperar nascentes

Publicado 25/11/2015 08:28
Atualizado 25/11/2015 08:43
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais, sendo facilmente encontradas no meio rural

Tendo em vista a importância da água e a necessidade de economizar impossibilitando a sua escassez, o Executivo Municipal através do Departamento de Meio Ambiente em parceria com a aluna Micheline de Oliveira do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), realizou na tarde da última sexta-feira, dia 20 um trabalho de recuperação das áreas de nascentes no interior do município. Atualmente Vale do Sol possui 10 fontes de água na área rural.

Inicialmente, o grupo fez um levantamento de dados e elaborou um diagnóstico sobre as nascentes e captações de água de Vale do Sol. Esta etapa contou com o auxílio da responsável pelo setor de controle de águas de abastecimento, a química Isabel Carvalho. A partir da análise destes dados, foram definidas prioridades em relação a possíveis intervenções e melhorias no sistema, incentivando à manutenção e recuperação das nascentes.

Uma das primeiras áreas a receber o trabalho de recuperação foi a fonte localizada em Formosa, que abastece 174 famílias, inclusive a Escola Municipal São João Batista, parceira do projeto. A atividade consistiu na proteção da área através do cercamento da nascente num raio de 49m² para evitar que o gado pisoteie a área e ela fique compactada e o plantio de aproximadamente 40 mudas de árvores doadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Viveiro Zimmer da cidade de Pareci Novo.

Antes da visita à nascente, o projeto foi desenvolvido com alunos que fazem parte do Grupo Ambiental Proteger é Viver, que tem como professora responsável, Delci Clair Mans. O grupo tem parceria com o Projeto Verde é Vida da Afubra que desenvolve ações ambientais e educacionais em escolas e municípios. Após a aplicação de um questionário e a sensibilização dos alunos, o grupo seguiu até a fonte para conhecer de onde vem a água que consomem.

A área da nascente se localiza na propriedade de Rainilda Rachor. Segundo o Departamento de Meio Ambiente do município a principal meta do projeto é promover a recuperação, manutenção e conservação das nascentes e a qualidade da água, além disso, posteriormente para as futuras gerações. O projeto conta ainda com o apoio do setor de tributos do município e secretarias municipais.