Prefeitura beneficia agricultores com repasse de recursos do fundo rotativo

Publicado 04/02/2016 10:52
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Produtores receberam auxílio para investirem em novas culturas de diversificação

Na manhã desta quinta-feira, dia 4, foi assinado o primeiro contrato de 2016 que libera recursos para investimentos pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (Fumder) também conhecido por Fundo Rotativo a agricultores do município.  A assinatura aconteceu na presença do prefeito em exercício, João Carlos Kist, do Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Walmor Diehl e do servidor, Luciano Sommer. O contrato, cujo valor é de R$ 5.000,00, faz parte de projetos que auxiliam na diversificação e que foram aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder).

Os produtores rurais Egídio Carlos Pappis e Ailse Terezinha de Oliveira da localidade de Faxinal de Dentro, receberam auxílio para a aquisição de um kit de irrigação para a produção de 25 mil pés de repolho. Segundo o casal, a obtenção do kit acarretará no acréscimo de cerca de 35 mil reais na renda da família. Além disso, a propriedade dos agricultores já é bastante diversificada, além da cultura do tabaco, eles produzem produtos de subsistência, milho, aves e suínos.  Pappis acrescenta que já comercializou as verduras em estabelecimentos de Vera Cruz, cidade vizinha, por isso, a importância de investir e aumentar a produção.

Para Diehl, o número de produtores que buscam alternativas de diversificação vem aumentando. “Muitos não abandonam a cultura do tabaco, mas já vislumbram a necessidade de ter opções que geram sustentabilidade e qualidade de vida”, enfatiza. Kist reforça que o Fundo Rotativo é uma forma de fortalecer a agricultura familiar em Vale do Sol. “O fundo é um instrumento autônomo de investimento aos agricultores familiares, gerando renda e melhores condições de vida”, salienta o prefeito.

Saiba mais

Tendo a agricultura familiar como um cenário importante no município, o Fundo Rotativo ajuda a fortalecer as iniciativas rurais da agricultura familiar. Criado em 1997, o sistema de financiamento tem por objetivo despertar o interesse dos produtores rurais a ingressarem em novas atividades que tragam satisfação e ao mesmo tempo agreguem renda em suas propriedades familiares.

A lei elabora, apoia e fiscaliza os projetos beneficiados, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder), Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar. O produtor beneficiado tem três anos para amortização total do saldo devedor, com um ano de carência, para engrenar na atividade e obter retorno.

Caroline Moreira
Casal de agricultores assinou o contrato na manhã desta quinta-feira