Sábado é Dia D contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado 11/02/2016 11:58
Atualizado 11/02/2016 12:10
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Mobilização nacional contra o mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya ocorre neste sábado, 13

Vale do Sol está engajada para o Dia D de mobilização que ocorre neste sábado, dia 13, a partir das 8h30 às 12 horas para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.  A mobilização reúne equipes formadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, por agentes comunitários de saúde e apoio da Emater/RS-Ascar de Vale do Sol. Os participantes da ação vão realizar visitas domiciliares, vistoriar residências, distribuir materiais informativos e educativos e orientar a população quanto aos riscos que o mosquito pode causar.

No Estado, a ação contará com a participação de 60 mil profissionais. Nesta sexta-feira, dia 12, será realizada uma reunião aos participantes da mobilização a partir das 13h30 na Câmara de Vereadores com o intuito de orientar e organizar o trabalho de prevenção com a comunidade no sábado. O departamento de Vigilância Sanitária do município vem intensificando o trabalho na comunidade e monitorando os pontos estratégicos quinzenalmente para evitar a formação de criadouros. A Secretária Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do município, Eliana Maria Giehl salienta que os profissionais vão orientar a comunidade sobre o que fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O Dia D

Atendendo a convocação do Governo Federal, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul solicitou que todos os municípios do Estado realizem, principalmente neste sábado, dia 13, ações conjuntas e coordenadas para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, a fim de reduzir o risco de uma epidemia. A finalidade do Dia D é aprofundar o nível de conscientização da população quanto à gravidade das doenças e à responsabilidade da população no combate ao mosquito.

Confira algumas dicas de prevenção:

Guarde pneus velhos sob abrigos;
Feche caixas d’água, tonéis e latões;
Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;
Limpe com escovação os bebedouros de animais;
Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo;
Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;
Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada.

Caroline Moreira
Objetivo da ação é envolver a comunidade vale-solense no controle da proliferação do mosquito, diminuindo o risco de casos das doenças

Caroline Moreira
Materiais educativos e informativos vão ser distribuídos à população