51.3750.1122

Vale do Sol, semeando desenvolvimento


Publicado 03/04/2016 21:00
Atualizado 08/04/2016 05:10
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Vale do Sol está investindo na infraestrutura de propriedades para ampliar culturas e produtos no município


A estratégia de diversificação vem ganhando força nos últimos anos no município, trazendo novas alternativas de renda para o meio rural e proporcionando vantagens nas propriedades e garantindo a ampliação no mercado de trabalho. Em vista disso, Vale do Sol vem encarando um novo desafio, despertar o interesse de vale-solenses para ingressarem em novas atividades que lhes tragam satisfação e ao mesmo tempo agregar renda em suas propriedades familiares. O município está buscando ampliar o conceito de investimentos na área rural e a diversificação da cultura do tabaco na agricultura familiar.

Em 1997 criou-se a Lei Municipal nº 182 de incentivo a novos empreendimentos através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FUMDER) também conhecido por Fundo Rotativo. A lei elabora, apoia e fiscaliza os projetos beneficiados, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder), Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar. Como forma de incentivo, o produtor beneficiário tem três anos para amortização total do saldo devedor, com um ano de carência, para engrenar na atividade e obter retorno. Neste ano, dois produtores já foram beneficiados. Gilson Alves de Faxinal de Dentro com um secador de grãos leito fixo 30 sacos e Egídio Carlos Pappis com um conjunto de irrigação para produção de repolho e outras olerícolas, cujo valor é de R$ 5.000,00 para ambos os projetos.

Segundo o técnico agrícola, Miguel Voese, a alta procura para novos projetos surgem todos os dias. Voese destaca que apenas projetos com embasamento são aprovados pelo conselho, que mantém critérios para avaliar os empreendimentos. Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Walmor Diehl toda iniciativa de projetos voltada à diversificação, gerando sustentabilidade e permanência do produtor no meio rural sem precisar migrar para a cidade em busca de trabalho e bem-estar são muito importantes. Para o Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager a agricultura familiar tem grande importância na economia do município e para manter-se é necessário criar alternativas de diversificação. “A diversificação garante a construção do desenvolvimento sustentável. Vale do Sol está de parabéns por incentivar formas alternativas de produção, gerando renda familiar e melhores condições de vida”, enfatiza.

Um dos grandes exemplos de diversificação é a propriedade de Albano Edgar Pritsch e de sua esposa Laíse Pritsch em Rio Pardense, interior do município. Há mais de 16 anos que os agricultores produzem variedades de verduras, alimentos, entre outras culturas, garantindo o sustento da família e principalmente dos filhos Helen Rilene Pritsch, 11 anos e Henrique Ismael Pritsch, 5 anos. Segundo entrevista feita com Albano em 2015, para continuar na diversificação de novas alternativas de renda é preciso persistência. “Ser persistente neste trabalho é o principal”, declara. Tendo a agricultura familiar como um cenário importante no município, o Fundo Rotativo é uma forma de fortalecer as iniciativas rurais da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico de Vale do Sol, um município que virou palco de novas culturas, de transformações e de inovações.

Vídeo Institucional

Motivados pela mudança e aperfeiçoamento de técnicas e práticas sustentáveis e rentáveis, agricultores começaram a diversificar culturas no município. Assim como o casal Albano e Laíse Pritsch, muitos agricultores familiares veem na diversificação a garantia do sustento da família, qualidade de vida e bem-estar. No link abaixo, você confere um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação Social de Vale do Sol destacando a importância da diversificação rural realizado com produtores que ingressaram em novas atividades, proporcionando renda e qualidade de vida. O vídeo pode ser assistido clicando aqui, ou na rede social Facebook da Prefeitura.

Conheça mais sobre as atividades evidenciadas no vídeo:

O agricultor José Parnow de Alto Castelhano se destaca pelo cultivo de morango em estufa, cultivo com substrato, videiras e cítricos. Com a assistência técnica da Emater, Parnow pretende investir em mais duas estufas na propriedade para diversificação de renda da família com objetivo de comercializar o produto in natura e também em agroindústrias locais.

O agricultor Valdomiro Carvalho vem investindo na produção de bacia leiteira. Na sala de ordenha do agricultor, há um resfriador de leite a granel de 500 litros e equipamentos que permitem rapidez ao tirar o leite como a bomba de transferência de leite 

Em Faxinal de Dentro, um dos exemplos de diversificação vem do casal Jairo e Vera Voese. A Agroindústria JV Ovos é responsável por uma produção diária de cerca de 50 dúzias de ovos vendidos diretamente na propriedade, em mercados locais e através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Outro exemplo é a Agroindústria de Peixes Kumm, do casal Armindo e Erecilda Kumm que através do Programa Municipal de Piscicultura de Vale do Sol estão investindo na atividade, comercializando e fornecendo o alimento para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

A Agroindústria Familiar Delícia Serrana em Alto Castelhano está se destacando e apostando no cultivo e venda de produtos hortifrutigranjeiros in natura. O casal Vera e Sílvio Sehn está investindo em hortas e pomares na propriedade garantindo o processamento de conservas de abobrinha, pepino, picles, schmier de morango, figo, abóbora e banana, doces em calda de pêssego, figo, pêra, entre outros.

O agricultor Clair Gomes está investindo na produção de pepinos em estufa. A estrutura permite o plantio e a colheita dos legumes também durante o inverno. Essa atividade se tornou possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal, na busca dos materiais para incentivar a diversificação. Além disso, em 13 hectares na propriedade, investe no cultivo da soja.