51.3750.1122

Materiais recicláveis viram peças decorativas em curso


Publicado 02/05/2016 12:26
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Curso do Senar-RS ensinou artesanato com material reciclável em Vale do Sol


Com custo zero e reaproveitamento de matéria-prima, o curso de Artesanato com Material Reciclável reuniu onze alunas na escola desativada em Linha Emília. O curso com carga horária de 32 horas é voltado preferencialmente às famílias da área rural e aos usuários do CRAS. As aulas encerraram na tarde desta sexta-feira, dia 29 de abril com apresentação e exposição dos utensílios.

Segundo a instrutora do Senar, Zélia Martins Kaufmann, o curso tem o objetivo de capacitar às alunas a confeccionar artesanato com materiais facilmente encontrados em casa, utilizando técnicas artesanais como recorte, dobradura, montagem, costuras, trançados, texturização, acabamentos e decoração. Para a confecção dos artigos e brinquedos, foram utilizados papelão, jornais, revistas, vidros, garrafas PET e retalhos de tecido e papel.

Beneficiara do Cadastro Único em Vale do Sol, Beloni Lima dos Santos moradora da localidade de Rio Pardense viu no artesanato sua nova paixão e mostra orgulhosa suas novas peças confeccionas durante o curso. “Antes das aulas não gostava de costurar, e agora, com o que aprendi, vi que o artesanato é uma oportunidade de renda”, declara. Assim como Beloni, as demais participantes também declararam o artesanato com uma alternativa de renda e satisfação pessoal.

De acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, as capacitações proporcionam aos usuários do CRAS benefícios para capacitação profissional, ofertando novas oportunidades de trabalho e qualificação. Os cursos são gratuitos e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em parceria com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul. Para participar dos cursos, é importante possuir o Cadastro Único para Programas Sociais.

Caroline Moreira


Caroline Moreira


Caroline Moreira
Beloni Lima dos Santos mostra orgulhosa seus artigos de decoração
Beloni Lima dos Santos mostra orgulhosa seus artigos de decoração

Caroline Moreira
Curso oportunizou formação para 11 mulheres
Curso oportunizou formação para 11 mulheres