Materiais recicláveis viram peças decorativas em curso

Publicado 02/05/2016 12:26
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Curso do Senar-RS ensinou artesanato com material reciclável em Vale do Sol

Com custo zero e reaproveitamento de matéria-prima, o curso de Artesanato com Material Reciclável reuniu onze alunas na escola desativada em Linha Emília. O curso com carga horária de 32 horas é voltado preferencialmente às famílias da área rural e aos usuários do CRAS. As aulas encerraram na tarde desta sexta-feira, dia 29 de abril com apresentação e exposição dos utensílios.

Segundo a instrutora do Senar, Zélia Martins Kaufmann, o curso tem o objetivo de capacitar às alunas a confeccionar artesanato com materiais facilmente encontrados em casa, utilizando técnicas artesanais como recorte, dobradura, montagem, costuras, trançados, texturização, acabamentos e decoração. Para a confecção dos artigos e brinquedos, foram utilizados papelão, jornais, revistas, vidros, garrafas PET e retalhos de tecido e papel.

Beneficiara do Cadastro Único em Vale do Sol, Beloni Lima dos Santos moradora da localidade de Rio Pardense viu no artesanato sua nova paixão e mostra orgulhosa suas novas peças confeccionas durante o curso. “Antes das aulas não gostava de costurar, e agora, com o que aprendi, vi que o artesanato é uma oportunidade de renda”, declara. Assim como Beloni, as demais participantes também declararam o artesanato com uma alternativa de renda e satisfação pessoal.

De acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, as capacitações proporcionam aos usuários do CRAS benefícios para capacitação profissional, ofertando novas oportunidades de trabalho e qualificação. Os cursos são gratuitos e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em parceria com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul. Para participar dos cursos, é importante possuir o Cadastro Único para Programas Sociais.

Beloni Lima dos Santos mostra orgulhosa seus artigos de decoração

Curso oportunizou formação para 11 mulheres