Emater realiza Encontro de Famílias Rurais

Atualizado 03/05/2016 13:45
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Encontro permite a valorização do núcleo familiar, o fortalecimento da qualidade de vida e o diálogo entre as famílias rurais

Faxinal de dentro sediou na última sexta-feira, dia 29 de abril, o 14° Encontro de Famílias Rurais. O evento, que ocorreu no Ginásio Cipriano, contou com a participação de cerca de 130 pessoas ao longo do dia. Pela manhã, houve a abertura oficial com o pronunciamento de autoridades. O vice-prefeito, João Carlos Kist, ressaltou a parceria entre o Executivo e a Emater, que proporciona assessoria técnica aos agricultores familiares para agregar renda na propriedade rural e melhorar sua qualidade de vida. Logo após, aconteceu uma palestra com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Paulo Francisco Conrad sobre “Resgate Histórico da Agricultura Familiar e Perspectivas”.

Os agricultores participaram de diversas tarefas e brincadeiras à tarde na tradicional gincana entre as famílias. Foi quase uma dezena de tarefas, elaboradas por Cristiane Scherer, com o intuito de provocar a colaboração, a valorização das atividades rurais, o resgate de elementos antigos em contraponto com as tecnologias da vida no campo e a autoestima das famílias. Seis grupos participaram: União faz a Força, de Boa Esperança; Sempre Amigos, de São Miguel; Sabores do Vale, do Centro; Unidos Venceremos, de Linha Fischer; e Mães Peregrinas e Amor Perfeito, de Faxinal de Dentro.

Para a extensionista rural, Dalva Haas, o encontro foi positivo, pois, além de integrar as famílias tem na lida no campo o seu sustento, proporcionou um momento de interação e autoestima. O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Vale do Sol com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e como anfitrião o Grupo de Mulheres Amor Perfeito. A 15ª edição do encontro será realizada na localidade de Boa esperança, sendo o grupo rural anfitrião, União Faz a Força.

Caroline Moreira

Encontro ocorreu no Ginásio Cipriano em Faxinal de Dentro, na sexta, dia 29