Dia D de vacinação contra a gripe movimenta unidades e postos de saúde em Vale do Sol

Publicado 03/05/2016 13:46
Atualizado 03/05/2016 13:48
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Município pretende alcançar o maio número possível de pessoas que pertencem aos grupos prioritários

A corrida pela imunização em Vale do Sol está sendo grande. Para atingir a meta de imunização, o município realizou no sábado, dia 30 o Dia D, onde todas as unidades básicas de saúde ficaram abertas até às 16 horas para imunizar a população-alvo. Na ocasião, as equipes de saúde reforçaram a importância da vacinação e medidas de prevenção. O Dia D de vacinação contra a gripe H1N1 movimentou os seis locais de vacinação e foi considerado um sucesso pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu em todo o Estado.

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra no dia 22 de maio. Devem ainda receber a vacina crianças com 6 meses até 5 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais,  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A população a ser imunizada no município é estimada em 3.183 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Só no Dia D, 681 pessoas da população-alvo foram vacinadas. A Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social contabiliza 52,02% das crianças imunizadas; trabalhadores da saúde, 81,94%; gestantes, 50%; puérperas, 61,54% e idosos, 49,56%. Com isso, Vale do Sol já vacinou 52,06% da meta prevista pela campanha, totalizando 1.277 doses aplicadas, sendo que a intenção é imunizar 80% dos grupos de risco.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. Conforme a Secretaria de Saúde do município, a principal forma de prevenção é a vacinação.

A Secretária Municipal de Saúde, Eliana Maria Giehl salienta que os grupos definidos como prioritários são aqueles considerados vulneráveis por apresentarem maior risco de desenvolverem quadros graves da doença e óbito após infecção pelo vírus da Influenza. “Nossa orientação é para que a população faça a sua parte, tomando medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados, isto em qualquer situação da gripe”, reforça a chefe da pasta.

Caroline Moreira
Mais de 600 pessoas dos grupos prioritários procuraram unidades de saúde para a imunização no Dia D