51.3750.1122

Chamada Pública da Sustentabilidade se aproxima da reta final em Vale do Sol


Publicado 25/05/2016 14:13
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Encontros da Chamada Pública oportunizaram palestras e atividades com trocas de experiências, convivências e interação com o público


A Chamada Pública da Sustentabilidade está aproximando-se da reta final em Vale do Sol. Atuando há três anos no município, a ação executa e possibilita que a Emater/RS-Ascar acompanhe as famílias e compartilhe orientações sobre manejo, estruturação da propriedade, segurança alimentar, geração de renda e qualidade de vida. Neste período, cerca de 300 famílias rurais de várias localidades receberam acompanhamento gratuito e continuado, por meio de Assistência Técnica e Social da Emater/RS-Ascar, a partir de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Desde o início de sua atuação, em 2013, foram realizadas mais de duas mil visitas às propriedades das famílias beneficiadas. Até o final da Chamada Pública, devem ser realizadas oficinas, dias de campo e intercâmbios de conhecimento, num total aproximado de 90 eventos. As próximas oficinas serão realizadas em Linha Fischer (03/06), Rio Pardense (17/06), Formosa (24/06), Sede da Emater (01/07) e Faxinal de Dentro (17/07).

A Emater/RS-Ascar de Vale do Sol salienta que durante os três anos, foram realizadas oficinas em diversas áreas, entre elas de podas de frutíferas, preparo de caldas, implantação e manejo de hortas domésticas, reconhecimento e uso de plantas bioativas e instalações para ordenha, bovinocultura de leite, piscicultura, avicultura colonial, solos, secagem e armazenagem de grãos, segurança e soberania alimentar e controle biológico.

Os dias de campo também se destacaram entre os eventos. As dinâmicas abordaram diferentes aspectos que contribuíram para a sustentabilidade das propriedades, desde produtivos e econômicos até sociais e ambientais. Nos intercâmbios de conhecimento, os beneficiários tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir experiências de outros produtores em áreas de interesse e adaptar a sua realidade, além da participação em feiras e seminários de municípios da região.

O Chefe do Poder Executivo, Clécio Halmenschlager destaca a importância da Chamada Pública da Sustentabilidade, pois, promove a valorização da agricultura familiar no município. “Este trabalho proporciona a geração de experiência e conhecimento voltado para o desenvolvimento da agricultura sustentável implantada nas propriedades familiares, gerando renda e qualidade de vida aos produtores rurais”, afirma Halmenschlager.

Emater/RS-Ascar
Seminário de Avaliação da Chamada Pública em Vale do Sol
Seminário de Avaliação da Chamada Pública em Vale do Sol

Emater/RS-Ascar
Intercambio realizado na Expoagro Afubra 2016 na Parcela de Piscicultura da Emater
Intercambio realizado na Expoagro Afubra 2016 na Parcela de Piscicultura da Emater