51.3750.1122

História


O início da colonização de Vale do Sol, formado pelos ex-distritos de Trombudo, Formosa, parte de Herveiras, de Santa Cruz do Sul e parte de Candelária, aconteceu com a chegada dos primeiros colonizadores em Rio Pardense no ano de 1862.

O nome “Vale do Sol” surgiu na década de 1960, a partir de observações baseadas no clima, feitas pelo médico Luiz Arthur Jacobus, através de constantes neblinas na parte montanhosa e, do sol, na região de Faxinal de Dentro, que faziam do lugar um Vale do Sol, Jacobus costumava dizer: "Este é o Vale do Sol". 

Também concorreram os nomes Trombudo, Lindenau, Faxinal de Dentro e Boa Esperança, para denominar o novo município. A definição do nome aconteceu através de uma eleição, onde, uma cédula, era escrito o nome de preferência com a respectiva assinatura ao lado. Cada assinatura valia um voto. No final da apuração, Vale do Sol foi o vencedor com uma larga margem, em todas as localidades, com exceção da sede do ex-distrito, onde a preferência recaía na permanência do nome de Trombudo. A troca do nome traz em si uma conotação ecológica e alegre, em contrapartida ao antigo nome Trombudo que, segundo os dicionários, significa carrancudo, bravo, feioso, que tem tromba.

Vale do Sol emancipou-se em 10 de novembro de 1991 e legalizou-se através da Lei n° 9.599, de 20 de março de 1992, vindo a instalar-se como município em 1993.

Vista aérea de Vale do Sol
Vista aérea de Vale do Sol