51.3750.1122

Tecnologia incentiva permanência de jovens no campo


Publicado 05/12/2016 10:15
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Projeto Escolas Rurais leva inclusão digital para crianças e adolescentes das zonas rurais do Estado


Nesta segunda-feira, dia 5, cerca de 70 jovens da Escola Família Agrícola de Vale do Sol – Efasol irão se formar em um curso de informática oferecido pelo Comitê para Democratização da Informática. O projeto Escolas Rurais incentiva o contato dos alunos com a possibilidade de inovação para que percebam que podem ser protagonistas digitais no campo. De acordo com os dados do censo do IBGE de 2010, aproximadamente 16% da população brasileira vive em zonas rurais. O mesmo estudo apresenta um problema bem conhecido dos que vivem no campo: a evasão dos jovens. Dos dois milhões de pessoas que deixaram as zonas rurais entre 2000 e 2010, um milhão foram jovens.

Assim como no Município, o projeto também está inserido na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Os estudantes da Efasol começaram as aulas em fevereiro. Mais de 170 alunos aprenderam conceitos de informática básica e utilizaram eletrônicos como ferramenta de estudo nas demais disciplinas durante os meses de curso. Essas instituições apostam no modelo da pedagogia de alternância, que propõe que o jovem intercale uma semana de estudos na escola e outra de aplicação do aprendizado na propriedade de suas famílias, mantendo assim a identificação deles com suas comunidades.

 Além do ensino do funcionamento de computadores, o projeto Escolas Rurais ensina a pedagogia do Comitê, que prevê o uso de eletrônicos para a formação de agentes de mudança social. “Queremos que por meio de novas tecnologias, os jovens possam transformar a comunidade onde vivem. Além de apoiar a inclusão, estimulamos o empoderamento digital”, explica a coordenadora pedagógica do Comitê para Democratização da Informática, Cleusa Kreusch.  Para o próximo ano estão previstas novas turmas do projeto que é patrocinado pela empresa Philip Morris.