NASF realiza atividades físicas com a comunidade e servidores públicos

Publicado 24/07/2018 15:25
Secretaria Municipal de Saúde

Através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol o educador físico, Alexandre Strub, está desenvolvendo diversas atividades físicas com a comunidade e na Prefeitura Municipal. Durante a semana, o profissional desenvolve ginástica laboral com os funcionários públicos. Segundo o educador, a atividade proporciona o restabelecimento da postura, disposição e bem estar para a jornada de trabalho.

Para a população em geral, Strub promove atividades para três grupos: Academia da Saúde, que ocorre na Praça Municipal quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min; Grupo de Atividades Físicas Mexa-se, que acontece no Salão da Comunidade Católica do Centro, nas segundas-feiras, das 14h30min às 15h30min e Grupo de Atividades Físicas Mexa-se, realizado no Ginásio Esportivo de Pinhal Trombudo nas quintas-feiras, das 14h30min às 15h30min. “Pessoas de todas idades podem participar dos grupos”, convida o educador físico.

As atividades têm como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população com a orientação do educador físico para práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudáveis. “As práticas corporais e atividades físicas contribuem para diversas melhorias na saúde, como na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e obesidade, além do controle do estresse”, explica Strub. Ele complementa que a prática regular de atividade física traz vários benefícios: melhora a postura corporal e a autoestima, fortalece a musculatura, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumenta a produtividade no trabalho e a disposição para enfrentar o dia a dia, dá mais elasticidade e flexibilidade ao corpo, previne e reduz os efeitos de doenças como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, que diminui o risco de doenças ou condições crônico-degenerativas associadas aos baixos níveis de atividade física. Além de  tornar mais lento o processo de envelhecimento, trazendo consigo boas e novas perspectivas saudáveis.