Vale do Sol decreta situação de emergência devido estragos do temporal

Publicado 19/01/2024 16:00
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde,Secretaria de Assistência Social

Nesta sexta-feira (19), o Prefeito Maiquel Silva decretou situação de emergência em Vale do Sol devido aos estragos do temporal durante a última semana. As fortes chuvas e os ventos, que passaram dos 80 km/h, ocasionaram diversos prejuízos aos moradores e deixaram muitas estradas obstruídas e sem condições de trafegabilidade.

O prefeito explica que a medida agiliza os procedimentos de resposta do Executivo e resguarda a prerrogativa de buscar recursos externos futuros. “Seguimos atuantes para dar o suporte às famílias atingidas pelo temporal e fazendo o possível para realizar os reparos nas estradas danificadas o mais breve possível, bem como, normalizar o abastecimento de água", pontua o prefeito. O chefe do executivo também pede a compreensão da comunidade devido à grande demanda e agradece a todos que auxiliaram e ainda estão auxiliando nos trabalhos.

Conforme levantamento realizado pela Prefeitura, até o dia 18 de janeiro, cerca de 2.000 propriedades continuavam sem energia elétrica e mais de 300 casas ficaram destelhadas. Foram distribuídos, aproximadamente, 400 metros de lonas às famílias atingidas, e cerca de 150km de estradas foram danificadas pelas fortes chuvas.

Durante a manhã desta sexta-feira (19), o prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, representantes das secretarias municipais, da Defesa Civil do município e da Emater estiveram reunidos para apurar os danos causados pelo temporal. O decreto de situação de emergência e os laudos técnicos estão sendo encaminhados ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.