Vale do Sol promove Seminário de Paisagismo e Turismo Rural

Publicado 22/04/2024 10:08
Atualizado 22/04/2024 15:21
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

No dia 9 de maio, o Ginásio da Igreja Católica São José, no Centro de Vale do Sol, será palco de um evento para os amantes da natureza e do turismo rural. Com inscrições gratuitas até o dia 7 de maio, o encontro promete oferecer uma programação diversificada, com palestras, apresentação de cases de sucesso e oficinas técnicas. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário pelo link: https://forms.gle/h7uHKBRtP2MP6vR38.

Pela manhã será realizado credenciamento e recepção dos participantes, seguido pela cerimônia de abertura oficial às 9 horas. Na sequência, o renomado paisagista e agrônomo Tony Backes, de Nova Petrópolis, irá compartilhar suas experiências sobre "Paisagismo Essencial: jardins para vivenciar e resgatar o belo na região".

Ao longo da manhã, serão apresentados cases de sucesso na produção de suculentas por Alice Drost Schiefferdecker, de Vale do Sol, e na produção de orquídeas por Silvio Jaeger, de Mato Leitão. Ao meio dia será servido almoço no local por R$ 25,00.

Na parte da tarde, a programação continua com a palestra "Turismo Rural e Desenvolvimento Regional – Dados e Perspectivas", ministrada por Rosana Simões, da Secretaria de Turismo do Estado e Coordenadora da Câmara de Turismo Rural. Em seguida, serão oferecidas oficinas técnicas. O produtor Silvio Jaeger, da SS Orquídeas de Mato Leitão, guiará os participantes na oficina sobre cultivo de orquídeas. A agricultora, Alice Schiefferdecker, da Alice no Paraíso das Flores de Vale do Sol, compartilhará seus segredos sobre o cultivo de suculentas, enquanto o Engenheiro Agrônomo João Antônio Leal, da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, ensinará sobre o cultivo de bromélias e flores em vasos. Além disso, o Engenheiro Agrônomo Wagner Soares, da Emater/RS-Ascar de Passo do Sobrado, apresentará técnicas sobre produção de mudas de flores.

A secretária Municipal de Agricultura, Enilda Lopes de Carvalho, comenta que o evento é uma oportunidade única para nossa comunidade compartilhar experiências valiosas. “Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para promover o desenvolvimento sustentável de nossa região e valorizar ainda mais nosso potencial agrícola e turístico", destaca.

Durante o evento, terá venda e exposição de flores, suculentas, artesanatos e produtos locais. A iniciativa é uma realização da Emater-RS/Ascar em parceria com a Prefeitura de Vale do Sol, e conta com o apoio da JTI/Arise e Sicredi. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (51) 99594-2205.