Outubro Rosa terá início nesta quinta-feira em Vale do Sol

Publicado 29/09/2015 08:39
Atualizado 30/09/2015 10:17
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Campanha visa conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

A Campanha do Outubro Rosa terá início nesta quinta-feira, dia 1° em Vale do Sol e conta com uma série de atividades alusivas ao outubro rosa. As ações que integram a campanha no município estão sendo organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Liga Feminina de Combate ao Câncer em parceria com a Primeira Dama, Nívea Melz.

A Secretária de Saúde do município, Eliana Giehl falou sobre a importância da campanha e a conscientização da população. “Durante o mês de outubro, estaremos promovendo atividades para chamar a atenção da comunidade para o problema. Com o diagnóstico precoce, é possível dar início ao tratamento com mais chances de cura", salientou a Secretária Municipal.

Durante todo o mês, as unidades de saúde, escolas e grupos de convivência do município vão realizar atividades, esclarecendo a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero para a comunidade. Haverá ainda a comercialização de camisetas alusivas ao Outubro Rosa, no valor de R$ 18,00. A camiseta pode ser adquirida a partir desta quinta-feira na Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

A campanha

O Outubro Rosa é um movimento que iniciou nos Estados Unidos, em 1990. Direcionando a sociedade de uma forma geral e às mulheres, visa à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o compartilhamento de informações.

Por meio de uma série de atividades, o movimento pretende estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome “Outubro Rosa” se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Confira a programação da primeira semana do Outubro Rosa em Vale do Sol:

1º de outubro

Abertura oficial da programação do Outubro Rosa no centro de Vale do Sol com pedágio informativo, distribuindo flyers sobre a campanha e a importância da realização de exames preventivos, bem como a programação da campanha na primeira semana.

Realização: Liga Jovem da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

2 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social convida todos os grupos da Terceira Idade de Vale do Sol para prestigiarem a programação do dia, em alusão também ao Dia do Idoso.

9h – Concentração em frente à Comunidade Católica;
9h30 – Alongamento;
9h45 – 2ª Caminhada “Um Toque Pode Salvar uma Vida” de conscientização pela prevenção do câncer de mama. Caminhada pelas ruas do centro de Vale do Sol; (Em caso de chuva, a caminhada será transferida e as atividades continuarão na SCE Trombudo)
10h30 – Retorno ao ponto de partida, realizando novamente um alongamento. Após, se dirigir à SCE Trombudo;
10h45 – Início de brincadeiras;
12h – Almoço na SCE Trombudo, no valor de R$ 15,00, pode ser adquirido com antecedência da Assistência Social e na Secretaria de Saúde (com Jaqueline, Cristina ou Tainá).

13h30 – Atividades;
14 – Palestra com a médica, Dra. Liliane Borges Henriques sobre prevenção do câncer de colo de útero e com a médica, Dra. Carina Westphalen sobre a prevenção do câncer de mama.