51.3750.1122

Vale do Sol, uma terra para diversificar


Publicado 26/11/2015 11:05
Atualizado 04/02/2016 07:02
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Este ano, nove produtores receberam auxílio para projetos de diversificação rural para ampliação da produção em Vale do Sol


Diversificar – estratégia de diversificação, de mudar. Uma ação que vem ganhando força nos últimos anos no município. A diversificação da produção trás novas alternativas de renda para o meio rural. Ela proporciona vantagens nas propriedades e garante a ampliação do mercado de trabalho. Em vista disso, Vale do Sol vem encarando um novo desafio, despertar o interesse de vale-solenses para ingressarem em novas atividades que lhes tragam satisfação e ao mesmo tempo agregar renda em suas propriedades familiares. O município está buscando ampliar o conceito de investimentos na área rural e a diversificação da cultura do tabaco na agricultura familiar.

A Secretaria de Agricultura de Vale do Sol tem como objetivo alavancar novas atividades agrícolas, propiciando qualidade de vida às famílias e desenvolvimento sustentável. Para tanto, criou em 1997 a Lei Municipal nº 182 de incentivo a novos empreendimentos através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FUMDER) também conhecido por Fundo Rotativo. A lei elabora, apoia e fiscaliza os projetos beneficiados, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder), Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar. Como forma de incentivo, o produtor beneficiário tem três anos para amortização total do saldo devedor, com um ano de carência, para engrenar na atividade e obter retorno.

Em 2015, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, os valores superam R$ 41,5 mil, investidos na infraestrutura das propriedades, aquisição de equipamentos e materiais para a ampliação de culturas e produtos em Vale do Sol. Nove produtores foram beneficiados através do Fundo Rotativo, garantindo, assim, a diversificação econômica e sustentável das famílias. Todos os projetos elaborados foram avaliados e aprovados pelo Comuder. Segundo a Secretaria de Agricultura, desde 2010 mais de 40 famílias já foram contempladas com recursos do FUMDER para diversificar a propriedade.

Segundo o técnico agrícola, Miguel Voese, a alta procura para novos projetos surgem todos os dias. Voese destaca que apenas projetos com embasamento são aprovados pelo conselho, que mantém critérios para avaliar os empreendimentos. Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Walmor Diehl toda iniciativa de projetos voltada à diversificação, gerando sustentabilidade e permanência do produtor no meio rural sem precisar migrar para a cidade em busca de trabalho e bem-estar são muito importantes. Para o Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager a agricultura familiar tem grande importância na economia do município e para manter-se é necessário criar alternativas de diversificação. “A diversificação garante a construção do desenvolvimento sustentável. Vale do Sol está de parabéns por incentivar formas alternativas de produção, gerando renda familiar e melhores condições de vida”, enfatiza.

Um grande exemplo de diversificação é a propriedade de Albano Edgar Pritsch e de sua esposa Laíse Pritsch em Rio Pardense, interior do município. Há mais de 16 anos que os agricultores produzem variedades de verduras, alimentos entre outras culturas, garantindo o sustento da família e principalmente dos filhos Helen Rilene Pritsch, 11 anos e Henrique Ismael Pritsch, 5 anos. Segundo Albano, para continuar na diversificação de novas alternativas de renda é preciso persistência. “Ser persistente neste trabalho é o principal”, declara. Tendo a agricultura familiar como um cenário importante no município, o Fundo Rotativo é uma forma de fortalecer as iniciativas rurais da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico de Vale do Sol, um município que virou palco de novas culturas e de transformações.

Agricultores beneficiados em 2015:

Albano E. Pritsch – Construção de duas estufas agrícolas para oleícolas diversas;
Aida Suzana da Silveira – Material para construção de uma estufa agrícola para produção de hortaliças diversas;
Rosiani de Oliveira Quoos – Construção de duas estufas agrícolas para produção de pepino e hortaliças diversas;
Loivo Bencke – Aquisição de 5.200 un. de vidros de 600g com tampa para agroindústria de conservas de pepino e outras;
Valdomiro de Carvalho – Ligação de luz trifásica para ordenhadeira e aquisição de motor 5cv trifásico;
Jair Regert – Construção de uma estufa agrícola para produção de hortaliças;
Edson Butzke – Aquisição de material para a produção de pepino e tomate;
Adriano Vanderlei Stumm – Implantação de 1,0 ha de pomar de nogueira pecã enxertada (100 mudas e adubação de base);
Leoni Zahn – Construção de uma estufa de moranguinhos em substrato e protegido.

Caroline Moreira
Família mostra com orgulho alguns dos produtos produzidos na propriedade há mais de 16 anos
Família mostra com orgulho alguns dos produtos produzidos na propriedade há mais de 16 anos

Caroline Moreira
Propriedade familiar é uma das mais diversificadas do município baseada na agricultura familiar
Propriedade familiar é uma das mais diversificadas do município baseada na agricultura familiar