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Terapia comunitária integrativa beneficia estudantes e professores da Rede Municipal


Publicado 27/10/2016 15:30
Atualizado 31/10/2016 09:16
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Objetivo é escutar e dialogar sobre as necessidades, focando na promoção da saúde em aspecto global


Objetivando a partilha de experiências e a valorização das questões positivas da vida, o Município de Vale do Sol por meio de uma pareceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social vem proporcionando aos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino um espaço de palavra e de escuta, através da Terapia Comunitária. O encontro permite a partir de uma situação, emergir um conjunto de estratégias e dinâmicas estruturadas com a troca de experiências vivenciadas, num clima de integração e autonomia entre os membros.

Aplicar a técnica da Terapia Comunitária nas escolas municipais de Vale do Sol partiu de um planejamento feito em conjunto pela psicóloga da SMEC, Priscila Friggi e pela terapeuta comunitária da Secretaria de Saúde, Lídia Finkler. Ambas explicam que o trabalho integrado se centra principalmente nas escolas com maior número de alunos devido a demanda, mas também nas escolas menores de acordo com as necessidades. A Terapia Comunitária serve como uma rodada de conversa para debater uma questão, buscando circular o diálogo entre os estudantes, assim como nas conversas com os professores, que busca permear a relação e a coletividade existente entre eles.

Estes encontros já são realizados desde 2013 no Município através do Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) em Saúde Mental do Governo Estadual, pela terapeuta Lídia e, desde 2015, conta com a parceria da psicóloga da Educação. Através de ações e iniciativas, conseguem atingir a integridade, pois envolve a escola e os grupos familiares, por meio de interconsultas psicológicas e atendimentos em conjunto, utilizados para compreender e aprimorar a assistência aos participantes. As profissionais da área salientam que as rodas de conversação, proporcionam um espaço de convivência e possibilitam ao aluno uma experiência de resposta terapêutica diferenciada, rápida e resolutiva naquilo que se dispõe, promovendo o bem-estar.

Para a terapeuta comunitária, Lídia Finkler, as atividades desenvolvidas fazem a diferença, pois acrescenta no modo como as pessoas se sentem, através de dinâmicas, apresentação de temas e reflexões. “Como já fui professora e orientadora educacional compreendo esse processo e trabalho de forma mais rápida nas questões de alunos e docentes”, afirma. Finkler salienta ainda que com a parceria com a psicóloga Priscila Friggi, as atividades desencadearam soluções extremamente positivas. “Tornou-se um projeto mais rico”, disse. Segundo Priscila, as ações fazem parte fundamental do fazer de um psicólogo no contexto educacional. “Estar nesse meio, ouvindo e partilhando, alimenta nosso trabalho e nos dá um retorno de como prosseguir dar continuidade a um projeto que está dando muito certo”, ressalta.

Formação

Priscila Friggi é Especialista e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Lídia Finkler é Terapeuta Comunitária e de Família formada pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade (Caifcom) de Porto Alegre.