Vale do Sol inicia votação da Consulta Popular

Publicado 17/11/2022 15:51
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde,Secretaria de Assistência Social

Os eleitores da região do Vale do Rio Pardo podem decidir, até o dia 23 de novembro, em que áreas e projetos vão querer aplicar o recurso de R$ 1.857.142,86 da Consulta Popular. Na cédula de votação deste ano, serão cinco projetos, sendo que, os três projetos mais votados, serão os eleitos. Vale do Sol está indicando três projetos para serem votados: opção 1 - Criação de um FabLab: laboratório aberto para acolher e transformar ideias em produtos; opção 4 – Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Vale do Rio Pardo; e opção 5 - Construção de um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres.

A votação da Consulta Popular pode ser realizada de três maneiras: pelo aplicativo Colab, pelo site https://www.consultapopular.rs.gov.br e a novidade deste ano, pelo WhatsApp, através do número (51) 8924-1547 (sem o 9 na frente). A população que não possui acesso à internet pode votar na Prefeitura de Vale do Sol, Câmara de Vereadores e na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares do município.

A votação encerra às 23h59 do dia 23 de novembro. Para votar o cidadão precisa ser eleitor, sendo que poderá votar em apenas uma proposta dentre as incluídas na cédula de votação. Para acessar o ambiente de votação, seja ele qual for, precisará informar o número do seu título de eleitor, o CPF e a data de nascimento e, ainda, telefone ou e-mail caso o cidadão opte por receber informações do processo da Consulta Popular. O voto é intransferível.

Importante destacar que o sistema de votação on-line terá um link direcionado ao site do TRE ou TSE, para eventual consulta ao número do título de eleitor. De acordo com dados do TSE (outubro de 2022), o Vale do Rio Pardo possui 341.403 eleitores. Os resultados da votação por meio eletrônico serão apurados até o dia 25 de novembro, oportunidade em que o Corede/VRP deverá agendar uma assembleia para divulgar os resultados e definir o rateio e aplicação dos recursos.

A grande novidade para esse ano é o plus para aqueles Coredes que tiverem maior desempenho de votos em relação aos seus eleitores. A região que ficar em primeiro lugar no ranking geral da votação, proporcional ao número de eleitores, garantirá o repasse de mais R$ 1 milhão do orçamento do governo do Estado. Também há a recompensa de R$ 500 mil aos Coredes que ficarem entre a segunda a nona posição na votação no Estado.