Projeto Raízes do Passado vai oferecer oficinas gratuitas de culinária, idiomas e danças em Vale do Sol

Publicado 03/03/2023 16:15
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

O Projeto Raízes do Passado, promovido pela Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz e agentes culturais de Vale do Sol, está com as inscrições abertas para as oficinas de culinária, idiomas, danças tradicionais alemãs e gaúchas. Os interessados podem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e nos educandários parceiros do projeto, que são: Escolas Municipais Felipe dos Santos e São João Batista e Escola Estadual Afonso Martin Rohlfes. As Inscrições encerram no dia 20 de março.

As oficinas serão realizadas gratuitamente, a partir do dia 20 de março, nos educandários parceiros. Podem participar crianças a partir de 10 anos, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiência. As aulas vão ocorrer conforme cronograma que será estipulado. Mais informações podem ser obtidas no fone (51) 99753-4875.

O Projeto Raízes do Passado – uma Viagem pela história do Patrimônio Cultural de Vale do Sol, traz consigo um convite as novas gerações para valorização das identidades e preservação das memórias que compõem a cultura de um povo. A defesa e preservação do Patrimônio Histórico imaterial é uma tarefa extremamente importante, exigindo um trabalho integrado e comprometido entre escolas e as comunidades. O objetivo é a valorização das identidades, memórias e costumes que compõem o Patrimônio Cultural, através de várias ações que possibilitem o entendimento e reconhecimento. Dessa forma, o projeto buscar resgatar nas comunidades aspectos das tradições culturais, das memórias, das vivências que por vezes estão adormecidas. A coordenadora do departamento de Cultura do Município, Giosana Lobo, que está dando o suporte ao grupo para a realização das atividades, comenta que as Escolas e comunidades rurais são o ponto de partida para esse processo de resgate cultural. “Está na criança a esperança de um futuro melhor, ao mesmo tempo em que cabe a nossa geração proporcionar a eles as oportunidades de conhecer, vivenciar e cultuar as tradições de seus antepassados”, destaca.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, as atividades serão findadas com a realização da segunda edição da Feira Vale em Arte com exposições e apresentações das atividades desenvolvidas no decorrer das oficinas. O projeto Raízes do Passado está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A associação Der Deutsche Jugendtanz foi contemplada com o valor de R$ 80.360,00 mil, através do Edital SEDAC nº 07/2021 - Edital de Concurso FAC Patrimônio.