O município de Vale do Sol marcou presença no XIII Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES), realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o tema "Desafios e propostas para o turismo rural em tempos de incertezas", o evento reuniu diversas pessoas da área para debater os caminhos do turismo rural diante dos desafios atuais.
Durante o congresso, as representantes de Vale do Sol apresentaram as ações e estratégias adotadas no município para fortalecer o turismo rural. Em sua fala, destacou-se a valorização do campo, da agricultura familiar e da cultura local, elementos que formam a base das experiências turísticas oferecidas na região.
"A valorização do turismo rural passa, necessariamente, pelo fortalecimento das famílias agricultoras. São elas que preservam as tradições, produzem alimentos e acolhem os visitantes com hospitalidade e autenticidade", ressaltou a Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo Enilda Carvalho.
O congresso também foi uma oportunidade para apresentar relatos de experiências desenvolvidas em Vale do Sol, que evidenciam o compromisso com o tema. As ações mostraram como o município tem buscado unir o potencial natural e cultural com práticas de promoção turística.
Além dos debates e trocas de conhecimento, a participação no CITURDES foi um momento estratégico para divulgar Vale do Sol ao público, revelando as belezas naturais, a diversidade cultural e a hospitalidade que fazem do município um destino acolhedor e promissor no turismo rural.